SANTA CATARINA / BRAZIL: XANXERÊ / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.560 / 5.570) POPULAÇÃO: 51.642 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 17 de março de 2021

XANXERÊ / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.560 / 5.570) POPULAÇÃO: 51.642 PESSOAS (IBGE 2020)




Com a abundância de recursos naturais para você praticar o turismo ecológico, de aventura e apreciar a gastronomia local 
Xanxerê, Capital Estadual do Milho, é um dos municípios do Estado que esta em pleno desenvolvimento. Localizada em ponto estratégico da região Oeste Catarinense, Xanxerê possui hoje uma população aproximada de 47 mil habitantes e destaca-se pela hospitalidade e dedicação de seu povo.


Foi emancipada politicamente em 27 de fevereiro de 1954, seu nome vem da língua indígena Kaingang, que significa “campina de cascavel”.  (Prefeitura de Xanxerê,SC)
O município possui uma economia diversificada que tem como base a produção de cereais como soja, trigo, feijão e, principalmente, o milho. Na pecuária agroindustrial, há destaque também para a produção de aves, suínos, gados de leite. Outros setores expressivos no município são o da metal-mecânica, indústria, comércio, transformação de plásticos. (Prefeitura de Xanxerê,SC)
Destaca-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional, favorecendo o comércio com o Mercosul. Ostenta o título de -Capital estadual do milho- graças ao seu forte potencial na agroindústria. A cultura predominante é a italiana e a alemã, trazida por imigrantes que chegaram no início do século XX, procedentes em sua maioria do Rio Grande do Sul. (Prefeitura de Xanxerê,SC/Mário Corso)
Xanxerê atrai os visitantes com cascatas escondidas no meio da mata, com a cultura indígena e com a abundância de recursos naturais. Pode ser visitado o Posto Indígena Xapecó, uma reserva indígena e florestal habitada por índios kaingangs, guaranis e xoklengs – eles confeccionam arcos, flechas, cestas e balaios, que vendem no local. Outro destaque é o museu de entomologia e a Casa da Cultura Maria Rosa. Xanxerê é uma das maiores cidades do Oeste catarinense e conta com boa infraestrutura turística. (Prefeitura de Xanxerê,SC/Wikipédia/Cláudia Venturi)



No turismo Xanxerê conta com o Museu do Milho com um acervo rico em peças, objetos e fotos, destacando antigos métodos de cultivo do milho. Os visitantes encontrarão também belezas naturais como a Cascata S. Manella - (propriedade particular), Casa da Cultura -Maria Rosa-, Praça Tiradentes e áreas de lazer como pesque-pague. (Prefeitura de Xanxerê,SC/Mário Corso)

MUSEU DO MILHO DA CIDADE DE XANXERÊ, SC
O Museu é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos – doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Ele expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município – destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho. Com uma área de cerca de 218 m2, o Museu possui estilo rústico – construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira.
Já a ambientação externa do Museu conta com uma roda dágua, um poço, um forno, um manjolo, um moinho de pedra – que ainda produz farinha, cascata natural com bica d’água e uma cerca de taipas. A parte interna conserva um acervo de cerca de trezentas peças e a representação de um cenário que retrata a cultura local, principalmente o estilo de vida e de sobrevivência dos primeiros imigrantes da região. (Prefeitura de Xanxerê,SC)
PRAÇA TIRADENTES EM XANXERÊ, SC
Um dos cartões postais de Xanxerê, a Praça Tiradentes localizada no centro da cidade. 
É uma das praças mais arborizadas da região. É uma boa área de lazer e descanso
Na praça fica a Casa do Artesanato, onde a Associação de Artesanato vende artigos produzidos pelas Artesãs Locais. 
"Além do playground existem outros atrativos na praça como, por exemplo, mesas com tabuleiro de xadrez, anfiteatro, teatro de arena, academia ao ar livre, ponto de leitura e Wifi". (Prefeitura de Xanxerê,SC)


CASA DE CULTURA MARIA ROSA EM XANXERÊ, SC
“Maria Rosa” é homenagem a uma das lideres da Guerra do Contestado. Exemplo seguido por muitas outras mulheres que lutaram para defender a terra onde viviam.
Com apenas 15 anos, Maria Rosa “combatia montada em um cavalo branco com arreios forrados de veludo, vestida de branco, com flores nos cabelos e no fuzil”, sendo considerada Joana D´arc do Sertão. 
Morreu em 28 de março de 1915, na vila Reinchardt, as margens do Rio Caçador, lutando contra o capitão Tertuliano Potyguara. 
Horário de funcionamento: 07 às 13h ou conforme agendamento de aulas. 
Telefone: (49) 3441-8566 (Prefeitura de Xanxerê,SC)

PARQUE DE EXPOSIÇÕES ROVILHO BORTOLUZZI EM XANXERÊ, SC
O Parque de Exposição Rovilho Bortoluzzi está situado na entrada da cidade, às margens da BR-282, numa área de 200.000 m². No local acontecem diversos eventos, entre eles a conhecida FEMI – Festa Estadual do Milho, que acontece de dois em dois anos. 
Dentro do parque, encontramos o Museu do Milho, resgate cultural e histórico do cultivo, com cerca de 500 peças de antigos equipamentos agrícolas.
Em estilo rústico, o museu é uma representação das primeiras moradias da região. 
Horário de funcionamento: Aberto ao público das 06h às 20h, senda vedada circulação de carros nas vias internas do parque. 
Telefone: (49)-34334715 (Prefeitura de Xanxerê,SC)



LOCOMOTIVA DA CIDADE DE XANXERÊ, SC
Fabricada em 1911, a locomotiva Alemã T.H. Floether Gassen IL, é uma máquina movida a vapor que foi utilizada no funcionamento de uma Serraria em Vila Saqueti, no Município de Quilombo. 
Com a modernização da Serraria, a máquina deixou de ser utilizada, sendo em 1980 doada por Felix Ferronatto ao município de Xanxerê, para representar o período da indústria madeireira na região. 
A locomotiva encontra-se atualmente exposta na Praça Tiradentes.  (Prefeitura de Xanxerê,SC)

IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS EM XANXERÊ, SC
Em 1883 foi construída a primeira igreja na Colônia Militar, capela de madeira, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, mais tarde ao Senhor Bom Jesus. 
Em 1952, começa a ser feita a fundação da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, terminando de ser construída em meados da década de 70. No interior da igreja, no altar, o Pintor Emílio Zanon reproduz a imagem da Ressurreição de Cristo. (Prefeitura de Xanxerê,SC)


KARTÓDROMO MUNICIPAL JEAN PAULO PICCINATO EM XANXERÊ, SC
Situado dentro do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, o kartódromo de Xanxerê é um excelente local para treino e para competições regionais. 
A pista tem asfalto novo. O traçado de boa qualidade, recebendo eventos que sempre superaram as expectativas (Prefeitura de Xanxerê,SC)


MUSEU PAROQUIAL DA CIDADE DE XANXERÊ, SC
O museu está localizado junto ao salão paroquial, onde as peças ficam expostas e todos podem ver. 
O local fica fechado, para evitar que peças sejam quebradas, mas as paredes de vidro garantem que as peças possam ser observadas.  (Prefeitura de Xanxerê,SC)


Praça da cidade de Xanxerê, SC (Evandro Falabretti)
Região central da cidade de Xanxerê, SC (Ricardo Mercadante)
Parque na praça da cidade de Xanxerê, SC (Evandro Falabretti)
Rua da cidade de Xanxerê, SC (Thiago Drambos)
Centro da cidade de Xanxerê, SC (Mário Corso)
Xanxerê, SC
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
CENTER HOTEL DA CIDADE DE XANXERÊ, SC
Em 1979, iniciou uma nova etapa para o Hotel Central com a inauguração de um novo prédio e a mudança de nome para Center Hotel. Em constante evolução, em abril de 2000, o Center Hotel inaugurou uma nova ala de 7 andares com elevador, sala de TV, restaurante e recepção ampla, moderna e informatizada.
O Center Hotel dispõe de apartamentos standard, super luxo, suítes e apartamentos para portadores de necessidades especiais, cuidadosamente decorados e confortáveis. Nosso restaurante, oferece pratos da gastronomia italiana, realçando o sabor da colonização da região. 
Com a missão de oferecer a cada cliente a oportunidade de transformar sua estada em uma experiência única, o Center Hotel oferece atendimento exclusivo através de sua recepção amigável. (Prefeitura de Xanxerê,SC)



DADOS GERAIS DA CIDADE DE XANXERÊ, SANTA CATARINA
Código do Município - 4219507 
Gentílico - Xanxerense 
Prefeito 2017 / AVELINO MENEGOLLA 
População estimada [2017] - 49.738 pessoas 
População no último censo [2010] - 44.128 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 116,81 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 15.938 pessoas 
População ocupada [2015] - 33,0 % 
Área da unidade territorial [2016] - 377,764 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 56,4 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 63,4 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 28,3 % (IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-)
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE XANXERÊ EM SANTA CATARINA
HISTÓRICO DA CIDADE DE XANXERÊ, SANTA CATARINA
História 
A região compreendida entre os rios Iguaçu e Uruguai era, até 1839, habitada unicamente por índios selvagens. 
No ano de 1838, segundo, a cidade de Guarapuava e as fazendas de suas redondezas foram saqueadas por índios selvagens, que além de trucidarem civilizados levaram consigo joias, dinheiro e várias moças. Nasceu daí uma expedição, cuja a finalidade era a de reaver os bens roubados e as moças raptadas.


Fez parte dessa expedição um moço vindo de Minas Gerais, de nome José Raymundo Fortes, que, mais tarde, tornou-se um dos primeiros moradores da região. 
No ano de 1839, com as notícias da existência de grandes extensões de campo, trazidas pelos expedicionários, um grupo de fazendeiros resolveu explorar o sertão situado ao sul, a fim de estabelecer fazendas de criações.
O Presidente da Província de São Paulo, tendo conhecimento desses fatos, comunicou-se à Assembleia Provincial, como conquista de território até então a ninguém pertencente, mas o Presidente da Província de Santa Catarina protestou, sob o fundamento de que ditas terras pertenciam a essa Província. Curitiba, tendo sido elevada à categoria de Província do Paraná, no ano de 1853, adotou a pretensão paulista e prosseguiu na discussão contra Santa Catarina.


O Governo Imperial brasileiro criou a colônia militar de Chapecó, também chamada de Xanxerê, em terras da margem esquerda do rio Chapecó, pelo Decreto n.º 2.502, de 16 de novembro de 1859. 
A Argentina reclamou então contra a criação dessas colônias militares alegando que as terras estavam em litígio, o que retardou a instalação da referida colônia até 14 de março de 1882.
Foi diretor da colônia militar de Xanxerê, o capitão José Bernardino Bormann, que a dirigiu durante 17 anos, dando-lhe grande impulso e progresso. Posteriormente, a colônia militar de Xanxerê decaiu e, no ano de 1890, era um distrito do município de Palmas, tal como Passo Bormann, Campo-Erê e Chapecòzinho. 
Após a proclamação da República, em 1889, os estados do Paraná e Santa Catarina continuaram sustentando os seus respectivos pontos de vista sobre as terras. A intervenção amistosa do Presidente da República, Dr. Wenceslau Braz, em 1916, conseguiu solucionar a questão por acordo.

E, dentre outros municípios do território contestado, passou para o Estado de Santa Catarina, pela Lei Estadual n.º 1.147, de 24 de agosto de 1917, o então município de Chapecó, tendo por sua sede, conforme estabelecida a mencionada Lei, a povoação de Passo Bormann, e sua instalação se realizou a 15 de novembro de 1917. Entre seus distritos, figurava o de Xanxerê. O município de Xanxerê, desmembrado do de Chapecó, surgiu em 1953. (IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-)
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE XANXERÊ, SANTA CATARINA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE XANXERÊ, SANTA CATARINA


Fonte dos textos: IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- / Wikipédia / Governo de Xanxerê SC / Thymonthy Thymberthy Becker / Charlie Styforlamber / 

Conheça o Estado de Roraima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo