A Capital das Nascentes tem paisagens exuberantes, Ecoturismo, Lazer, Turismo de Aventuras, Turismo Histórico e Cultural, Reserva Florestal Frutífera, Cachoeiras, Trilhas, Cânions e Museu da Arqueologia.
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL
EK TRÊS RIOS
Situada na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) EK Três Rios é um paraíso de 13 hectares esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas, matas virgens, flores silvestres e belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
GRUTA DO POÇO CERTO
A Gruta do Poço Certo é umas das atrações naturais da região de Alfredo Wagner em Santa Catarina. Chega-se lá por uma pequena trilha andando por uma fenda formada no paredão da rocha. No fim do caminho está uma cachoeira de 42 metros de altura. O local era um antigo cemitério indígena, mas uma pequena gruta foi instalada para que os moradores da região pudessem rezar, já que as capelas ficam longe. O barulho da cachoeira é muito agradável e é possível ver bugios pelas árvores. A cachoeira é também um local perfeito para fazer descidas de rapel.
IGREJA DE SANTA TEREZA
A Igreja de Santa Tereza situa-se na Vila de Catuíra. A imagem religiosa da padroeira (Santa Tereza) foi doada pela Imperatriz Tereza Cristina em 1889. Foram os próprios colonos habitante da região que realizaram a reforma da igreja e dedicaram-se a sua preservação
MUSEU DA ARQUEOLOGIA
Fundado no cinquentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner.
Curiosidade: Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.
ROTAS PARA CICLOTURISMO E MOUNTAIN BIKE
Alfredo Wagner possui grande potencial para a prática de esportes outdoors. A formação geológica, o relevo e a vegetação criaram paisagens únicas e que, todos os anos, atraem muitos visitantes, tanto para trekkings, hikings, quanto para o Mountain Bike. A grande quantidade de morros proporciona aos amantes do pedal um alto grau de altimetria, com descidas intensas o que proporciona doses elevadas de adrenalina aos que se aventuram por nossas trilhas.
Dentre várias opções, desde trilhas leves e curtas, até trilhas com alto grau de dificuldade, Alfredo Wagner contempla a todos os ciclistas e oferece locais ideais para os praticantes de Mountain Bike.
PEDRA BRANCA
A “Pedra Branca” é uma das “montanhas” mais conhecidas de Alfredo Wagner, com cerca de 1666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar, no começo, em meio a pastagens, atravessando alguns riachos e aos poucos ir adentrando uma mata cheia de nascentes e árvores centenárias. Do ponto inicial até o alto do primeiro morro são cerca de 2h30 de caminhada e 1.480 metros de altitude.
O trecho mais tenso da aventura é conhecido como "o Facão". O local tem esse nome por ser uma passarela de pedra com cerca de 3m de largura com precipício dos dois lados. Logo chega-se a uma espécie de mirante de onde se pode avistar todo o esplendor da mata nativa que, na maior parte, ainda é mata virgem. Mais 30min de caminhada e o próximo destino será o alto da Pedra Branca.
TREKKING SOLDADOS
Os Soldados são quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, elas têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.
Vista aérea
CachoeirasCânion
Entrada da cidade
Creche Pública Municipal
Igreja da Comunidade Lomba Alta
Igreja Matriz do Bom Jesus
Parque Aquático
Ruas e Avenidas
Trevo de Acesso
Trilha do Mirante Arranha Céu
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, SC / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Charlie
SONHOS DE UM VIAJANTE
ANDANDO DE CANOA
Estava dentro de uma canoa. Eu remava esta canoa e a Iara estava sentada dentro da canoa de frente para mim. Ela falava algo que não sei bem o que era. Eu ficava pensando que sabia o que ela tinha. Que ela estava muito doente, mas não podia dizer nada. Ela falava de algo que iria fazer e eu ficava pensando se falava ou não para ela o que estava acontecendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo