SANTA CATARINA / BRAZIL: ALFREDO WAGNER / SANTA CATARINA / BRAZIL (0115 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.086 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 20 de março de 2021

ALFREDO WAGNER / SANTA CATARINA / BRAZIL (0115 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.086 PESSOAS (IBGE 2020)




A Capital das Nascentes tem paisagens exuberantes, Ecoturismo, Lazer, Turismo de Aventuras, Turismo Histórico e Cultural, Reserva Florestal Frutífera, Cachoeiras, Trilhas, Cânions e Museu da Arqueologia.


EK TRÊS RIOS 
Situada na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) EK Três Rios é um paraíso de 13 hectares esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas, matas virgens, flores silvestres e belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco. 



GRUTA DO POÇO CERTO 
A Gruta do Poço Certo é umas das atrações naturais da região de Alfredo Wagner em Santa Catarina. Chega-se lá por uma pequena trilha andando por uma fenda formada no paredão da rocha. No fim do caminho está uma cachoeira de 42 metros de altura. O local era um antigo cemitério indígena, mas uma pequena gruta foi instalada para que os moradores da região pudessem rezar, já que as capelas ficam longe. O barulho da cachoeira é muito agradável e é possível ver bugios pelas árvores. A cachoeira é também um local perfeito para fazer descidas de rapel. 






IGREJA DE SANTA TEREZA 
A Igreja de Santa Tereza situa-se na Vila de Catuíra. A imagem religiosa da padroeira (Santa Tereza) foi doada pela Imperatriz Tereza Cristina em 1889. Foram os próprios colonos habitante da região que realizaram a reforma da igreja e dedicaram-se a sua preservação 


MUSEU DA ARQUEOLOGIA 
Fundado no cinquentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner. 
Curiosidade: Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município. 






ROTAS PARA CICLOTURISMO E MOUNTAIN BIKE 
Alfredo Wagner possui grande potencial para a prática de esportes outdoors. A formação geológica, o relevo e a vegetação criaram paisagens únicas e que, todos os anos, atraem muitos visitantes, tanto para trekkings, hikings, quanto para o Mountain Bike. A grande quantidade de morros proporciona aos amantes do pedal um alto grau de altimetria, com descidas intensas o que proporciona doses elevadas de adrenalina aos que se aventuram por nossas trilhas. 
Dentre várias opções, desde trilhas leves e curtas, até trilhas com alto grau de dificuldade, Alfredo Wagner contempla a todos os ciclistas e oferece locais ideais para os praticantes de Mountain Bike. 




PEDRA BRANCA 
A “Pedra Branca” é uma das “montanhas” mais conhecidas de Alfredo Wagner, com cerca de 1666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar, no começo, em meio a pastagens, atravessando alguns riachos e aos poucos ir adentrando uma mata cheia de nascentes e árvores centenárias. Do ponto inicial até o alto do primeiro morro são cerca de 2h30 de caminhada e 1.480 metros de altitude. 
O trecho mais tenso da aventura é conhecido como "o Facão". O local tem esse nome por ser uma passarela de pedra com cerca de 3m de largura com precipício dos dois lados. Logo chega-se a uma espécie de mirante de onde se pode avistar todo o esplendor da mata nativa que, na maior parte, ainda é mata virgem. Mais 30min de caminhada e o próximo destino será o alto da Pedra Branca. 



TREKKING SOLDADOS 
Os Soldados são quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, elas têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.


Vista aérea
Cachoeiras

Cânion
Entrada da cidade
Creche Pública Municipal


Entorno


Igreja da Comunidade Lomba Alta
Igreja Matriz do Bom Jesus



Vistas parciais





Parque Aquático
Ruas e Avenidas





Trevo de Acesso
Trilha do Mirante Arranha Céu

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, SC / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Charlie


SONHOS DE UM VIAJANTE
ANDANDO DE CANOA
Estava dentro de uma canoa. Eu remava esta canoa e a Iara estava sentada dentro da canoa de frente para mim. Ela falava algo que não sei bem o que era. Eu ficava pensando que sabia o que ela tinha. Que ela estava muito doente, mas não podia dizer nada. Ela falava de algo que iria fazer e eu ficava pensando se falava ou não para ela o que estava acontecendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo