SANTA CATARINA / BRAZIL: 12 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA / BRAZIL

sexta-feira, 19 de março de 2021

12 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA / BRAZIL




Selecionamos as praias mais limpas, com vegetação nativa e visuais deslumbrantes. Qual delas é a sua preferida? 
01 - PRAIA DO ROSA, IMBITUBA 
A moda, aqui, é a preservação ambiental.


Por isso, e pela própria geografia local, os únicos acessos para carros são pelo Rosa Norte, próximo à pousada Villa Agrifoglio, ou Rosa Sul, seguindo a Estrada Geral do Rosa até o fim (atenção: no verão, os estacionamentos ficam lotados) (Divulgação) 
Também há trilhas pela Mata Atlântica que levam direto à areia. Sem estrutura de quiosques ou barracas, a praia impressiona pelo verde e pelos dois costões de pedra. Ao centro, a Lagoa do Meio reúne famílias em busca das águas calmas de temperatura mais amena. Jovens e surfistas concentram-se nos extremos 
02 - PRAIA SILVEIRA, GAROPABA 
É uma das mais bonitas da região, sem bares ou quiosques. A faixa de areia fica entre dois montes – para chegar, é preciso subir e descer o Morro da Silveira (Cris Berger) 
Atenção: a passagem para carros é estreita e não há muito espaço para estacionar (Cris Berger) 
03 - PRAIA DA FERRUGEM, GAROPABA 
Isolada pelo vilarejo de mesmo nome, ganha vida na alta temporada com jovens em busca de diversão (Ita Kirsch e Simone Blauth) 
Na baixa temporada, quem domina a área são os surfistas, já que essa é uma das melhores praias para a prática do esporte (Reprodução/Reprodução) 
04 - PRAIA BARRA DE IBIRAQUERA, IMBITUBA 
No canto esquerdo, um morro a separa da Praia do Luz (Ricardo Freire) 
05 - PRAIA DO LUZ, IMBITUBA 
Quase deserta, é boa para surfe, wind e kitesurfe. Acesso fácil, de carro, pela faixa de areia que divide a lagoa da Praia de Ibiraquera (Gustavo Lutz / Flickr / 
Ao norte da praia, um morro a separa da Praia do Rosa. Se quiser ir a pé, prepare a mochila, o protetor solar e o tênis: a caminhada dura 1h30 (Gustavo Lutz / Flickr / glutz08) 
06 - PRAIA DA GUARDA DO EMBAÚ, 
Palhoça Grandiosa, com extensa faixa de areia fina lambida por um mar de ondas bravas e dois costões verdes de moldura. Não à toa é frequentada o ano todo: por jovens, na alta temporada; e famílias e casais, na baixa (Andrea DAmato) 
Palhoça Surfistas também são tão nativos quanto os barquinhos que atravessam o Rio da Madre, que corre paralelo à costa até se jogar no mar. Dependendo da época do ano e do horário, o nível da água sobe e a “carona” com os barqueiros é a única saída para os banhistas com cadeiras e guarda-sóis (Ricardo Freire) 
07 - PRAIA LAGOINHA DO LESTE, FLORIANÓPOLIS 
Descobrir a Lagoinha não é tarefa tão simples. Nem todo mundo encara as fortes caminhadas (ou um traslado de barco) para chegar à mais bela praia da cidade. A faixa de areia, fofa, branquinha e quase sempre sossegada, separa o mar de ondas fortes do riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o nome) 
Dica: quem sobe o costão do lado direito volta para casa com as melhores panorâmicas da Lagoinha. Uma das trilhas de acesso à praia parte de Pântano do Sul (não há sinalização, pergunte na vila); em meio à mata fechada, a caminhada de uma hora passa por trechos íngremes.


Outra trilha, de três horas, começa na Praia do Matadeiro e segue pelo alto do morro, com paisagens incríveis do mar. Para ambas é recomendada a companhia de um guia ou de alguém que já conheça o trajeto. No verão, barqueiros fazem o transporte a partir de Armação ou de Pântano do Sul (Cleide de Oliveria) 
08 - PRAIA DE JURERÊ, FLORIANÓPOLIS 
São dois mundos, divididos por uma linha imaginária. Do lado direito, hotéis, pousadas, casas de veraneio e frequência predominante de famílias. Do esquerdo, Jurerê vira Internacional e ganha ares de Miami Beach – um bairro planejado, com mansões milionárias e desfile de carrões 
O pedaço é o epicentro do luxo em Florianópolis, sede de descolados beach lounges onde, no verão, as festas fervem regadas a espumante e ao som de batidas eletrônicas. Na praia, no entanto, Jurerê continua com um cenário único: mar calmo e limpo, faixa estreita de areia e boa estrutura de barracas (Divulgação) 
09 - PRAIA DE QUATRO ILHAS, BOMBINHAS 
É a preferida dos surfistas, que concorrem pelas ondas desse mar de tombo – pouco indicado para crianças (Ricardo Ribas) 
O clima aqui é de paquera. Apesar do nome, apenas três ilhas podem ser vistas da praia: do Arvoredo, do Macuco e da Galé (Ricardo Ribas) 
10 - PRAIA ESTALEIRO, PORTO BELO 
Cercada por dois costões, tem água verdinha, perfeita para um mergulho. A pequena faixa de areia, de apenas 150 metros, é muito disputada por famílias nos fins de semana (Otávio Nogueira / Flikcr / deltafrut) 
O acesso à praia é feito apenas por barco ou a pé, por trilha de cinco minutos. Cuidado: o caminho é íngreme e escorregadio. A entrada da praia Estaleiro fica ao lado de um condomínio residencial (Otávio Nogueira / Flikcr / deltafrut) 
11 - ILHA DE PORTO BELO 
Basta uma travessia de dez minutos de barco para chegar aqui – peça ao barqueiro para circundar a ilha, o que prolonga o trajeto.
Em terra, é só alugar a cadeira e o guarda-sol e escolher entre as três prainhas: a do trapiche, ponto de chegada e saída de barcos; a Central, com estrutura de bar e restaurante; e a Prainha, destinada a grupos (Aureo Berger / divulgação) 
Além de fazer nada na areia você pode visitar o museu que conta a história da ilha, mergulhar com snorkel e caminhar por uma trilha ecológica, que passa por inscrições rupestres e um mirante. A visitação à ilha é liberada das 7h às 18h30 – entre abril e setembro não há visitas (Ines Lima) 
12 - PRAIA VERMELHA, PENHA 
Semideserta, a Praia Vermelha é uma das mais belas do litoral catarinense (Wagner ROCHINK / Flickr / rochink) 
A faixa de areia é tão generosa quanto a área de restinga e mata nativa que a cerca. O nome da praia vem da terra avermelhada que desce o morro e tinge a areia na época das chuvas (Wagner ROCHINK / Flickr / rochink)

DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo