SANTA CATARINA / BRAZIL: TUNÁPOLIS / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.316 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.525 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 19 de março de 2021

TUNÁPOLIS / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.316 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.525 PESSOAS (IBGE 2020)




O Museu Público Municipal “IDA SCHNEIDER” tem como objetivo registrar a memória de Tunas, salvar e guardar todos os objetos históricos e culturais da colonização que ali se encontram. 

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS -ÚLTIMA PORTEIRA- 
Fundada em 28 de setembro de 2006, o Centro de Tradições Gaúchas "ÚLTIMA PORTEIRA" é uma entidade sem fins lucrativos.Tem como finalidade preservar e cultivar a tradição gaúcha, herdada de nossos antepassados, oriundos em sua grande maioria do Rio Grande do Sul. A entidade é composta pelos associados, entre os quais são eleitos em assembleia a patronagem,o conselho de vaqueanos, a invernada artística. 


Sendo que a entidade tem suas programações próprias durante o ano como: bailes de casais, tradicional porco no tacho, comemorações da semana farroupilha com cavalgada municipal e o tradicional costelão. O CTG além de alugar seu estabelecimento para festas de família,casamentos, formaturas,bailes e festas ao público em geral, é um local de entretenimento para associados e familiares. 

ASSOCIAÇÃO ARTESANAL DE TUNÁPOLIS: UMA ENTIDADE DE PARCERIAS 
A Associação Artesanal de Tunápolis começou a dar seus primeiros passos no ano 1998, através de reuniões mensais informais de um grupo de artesões. Porem, sua data de fundação oficial aconteceu em 12/02/1999. Na época, criada por 18 sócios fundadores. Atualmente conta-se com 20 membros associadas(os). Para dar continuidade com um bom trabalho coletivo, reúne-se mensalmente, despertando o interesse participativo e criativo. 

Busca-se integração com outras entidades ligadas ao artesanato, para intercâmbio de experiências e mútuo fortalecimento das Associações. Incentiva-se a produção agroecológica e a comercialização direta do produtor artesanal, garantindo ao consumidor um produto de qualidade. Conscientiza-se que consumir produtos agroecológicos é uma alternativa para toda população, pois a forma de produção de alimentos agride menos os recursos naturais-como água e solo. 
A Associação Artesanal preocupa-se também em oferecer uma alimentação saudável sem agrotóxicos, estabelecendo uma parceria que vem dando certo com: - AGROVISAT, Associação Agroecológica Vida e Saúde de Tunápolis, - AVIT, Associação dos Vitinicultores de Tunápolis, oportunizando aos sócios produtores o espaço para a sua venda direta ao consumidor. 
Para atingir objetivos, a associação realiza semanalmente feiras na sua sede com produtos naturais e orgânicos e de fabricação caseira, provenientes da agricultura familiar, tais como: verduras, peixe, frango, mel, melado, açúcar mascavo, rapadura, geléias, vinhos, pães, cucas bolachas e trabalhos em madeira, pinturas, crochês, bordados, biscuit e muitos outros. 
Recanto do Sossego 
Recanto do Sossego Uma ótima opção para descansar e se divertir com a natureza. A Área de Lazer “RECANTO DO SOSSEGO”, de propriedade do Sr. José Tadeu Ott, está localizada na comunidade de Raigão Alto, distante a 10 Km do cento da cidade de Tunápolis. É uma ótima opção para quem quer se divertir preservando a natureza. 

Um lugar aonde o barulho das águas do Rio Peperiguaçu, o canto dos pássaros e dos bichos que vem do mato da Argentina e a sombra das árvores naturais tocam os corações e contagiam as pessoas. O atendimento aos turistas e amantes da natureza é feito pela própria família durante o ano todo. Veja as opções que você encontra lá: 

Cinco pavilhões para se hospedar e festejar; Enorme Área de Camping; Pesca no Rio Peperi; Banho no Rio Peperi; Campo de Futebol Suíço; Cancha de 48; Churrasqueiras; Banheiros Públicos; Mesa de Sinuca; Casas para alugar; E muito mais opções para quem ama a natureza. Toda Área de Lazer está legalizada pela Polícia Ambiental e tem a devida licença do Corpo de Bombeiros. Venha conhecer este bonito lugar preparado pela natureza e preservado pela família Ott para receber a todos. 


Igreja Matriz da Santíssima Trindade 
Desde o início da colonização, sempre existia a preocupação com o espaço comunitário, onde as famílias pudessem se reunir para expressar a sua fé. No terreno escolhido edificava-se uma capela que também era usada como escola. Outra tarefa fundamental era a escolha do padroeiro como protetor e exemplo da comunidade, a ser sempre lembrado depois, especialmente no “Kerb Fest”. 
A escolha da Santíssima Trindade como padroeira de Tunápolis foi inspirada por três córregos que cruzam o centro da comunidade formando um riacho. Três formando um, lembra a Trindade, comunidade perfeita. A comunidade Santíssima Trindade foi fundada em 20 de setembro de l951. 
Rota das Cucas Alemães 
Kuchen A ‘’Cuca ‘’ na Alemanha é chamada de Streuselkuchen, que significa ‘’Bolo de Flocos’’. Em alemão: Kuchen (fala-se Kuran)= ‘’Bolo’’, Streusel (fala-se Stroisel)= ‘’Granulado’’ ou ‘’Flocos’’, traduzindo Cuca de Farofa. A Cuca é uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga vendida como uma tradicional e genuína receita. Hoje, as variações, que fazem a cabeça e o estômago dos apreciadores da tradicional receita são diversas, tanto que já há até a versão salgada. 
A cobertura vai de uva, banana, coco, chocolate, doce de leite, queijo, nata e as salgadas de linguiça. Então a cuca chegou ao Brasil por meio dos europeus e é, essencialmente, uma espécie de bolo-pão tradicional da Alemanha que, na região Sul do Brasil, passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã. Com os Imigrantes alemães esta sobremesa típica foi reconhecida no mundo inteiro 

Museu Municipal IDA SCHNEIDER 
O Museu Público Municipal “IDA SCHNEIDER” tem como objetivo registrar a memória de Tunas, salvar e guardar todos os objetos históricos e culturais da colonização que ali se encontram. 
Seu acervo é bastante diversificado, com objetos de arte sacra, de comunicação, de transporte, de equipamentos agrícolas, fotográficos e outros. 
Além de dispor o seu acervo a visitação pública com tema de exposição temporária e permanente. 
Horário de atendimento do Museu: 
. terças a sextas-feiras das 7:30 às 11:30hs 
13:00 às 17:00 horas, ou com horário agendado. 
Telefone para contato:49-36321680. 
Vista aérea
Gruta São Cristovão
Vista parcial
Prefeitura Municipal
Rua da cidade
Dados gerais da cidade de Tunápolis, Santa Catarina
Código do Município - 4218756 
Gentílico - tunapolitano 
Prefeito (2017) RENATO PAULATA 
População estimada [2019] 4.543 pessoas 
População no último censo [2010] 4.633 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 34,77 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 855 pessoas 
População ocupada [2017] 18,6 % 
Posição geográfica da cidade de Tunápolis, Santa Catarina
História da cidade de Tunápolis, Santa Catarina
Tunápolis Santa Catarina -SC 
Histórico: 
Tunas começou a sua história na década de 50 quando que se fixaram se fixaram as primeiras famílias de imigrantes alemães, vindas do vizinho estado Rio Grande do Sul, e cuja fundação oficial deu-se de 20 de Setembro de 1951, quando foi rezada a primeira missa pelo Pe. Schneider. 


O nome TUNAS surgiu em função de vasta vegetação de cactos existentes no local do primeiro acampamento dos imigrantes, sendo que o nome destes cactos e Tuna. 
O projeto de colonização desta região, coube a SOCIEDADE UNIÃO POPULAR, do Rio Grande do Sul, também conhecida como VOLKSVEREIN, sendo seu principal representante para a região de Porto Novo (Itapiranga) o Sr. Egon Berger. 
A principal exigência da Sociedade Colonizadora para vender terras na região era que a pessoa interessada na compra de terras fosse de origem alemã e da religião católica. 
As primeiras famílias a desmatar e se estabelecer foram: Família Bieger e Família Rauch. 

Na época da fundação de Tunas, o Bispo da Diocese de Palmas - Pr.; a qual pertencia o município de Itapiranga era DOM CARLOS EDUARDO SABÓIA BANDEIRA DE MELO, o vigário da Paróquia de Itapiranga era Pe. José Ely. 
Em 20 de setembro de 1970, foi instalada a Paróquia Santíssima Trindade de Tunas, sendo na época o Bispo Dom José Gomes, da Diocese de Chapecó, e o primeiro Vigário nomeado foi o Padre Wunibaldo Steffen e o cooperador Padre Felipe Kroetz. 
Em 1954 foi criada a primeira escola municipal, na época com 33 alunos, tendo como professora a Sra. Helga Anchau. 
A lei municipal nº. 02/61 do município de Itapiranga, criou o distrito de Tunas ato este aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 05 de outubro de 1961, através da lei 757/61, sendo que o Sr. Albino Frantz, e o Sr. Eldmund Brod, fora vereadores por duas legislaturas. 


O Distrito foi formado com uma área de 134,7 km2, sendo que o atual município de Tunápolis continua tendo a mesma área, faz divisa ao norte: com o município de Santa Helena; ao sul com o município mãe Itapiranga; ao leste com o município de Iporã do Oeste, ao oeste com a República da Argentina; e ao sudeste com o município de São João do Oeste. 
O município de Tunápolis é composto por Linhas ou Comunidades: São Pedro, Pitangueira, Fátima, São Jorge, São José, Bonita, Raigão Alta, Raigão Baixa, Sete Tombos e Canaleta. 
O município possui acesso asfáltico pela SC -493 e as comunidades do interior estão interligadas por estradas, perfazendo um total de 295 km de estradas de rodagens. 
Em 1987 começou o movimento de emancipação do distrito de Tunas, onde foi eleita e empossada a comissão emancipadora do distrito de Tunas, tendo a sua presidência o Sr. Bertilo Wiggers. 

Em 19de setembro de 1988 foi realizado o plebiscito cujo resultado aprovou com 95% dos eleitores a emancipação do distrito. 
Em 26 de abril de 1989 sob a lei nº.7.583/89, foi criado o município de Tunas. 
Em 04 de setembro de 1989 foi realizado novo plebiscito para mudança do nome passando de TUNAS para TUNÁPOLIS, pela lei 7.649/89. 
Gentílico: tunapolitano
Esta eh a bandeira da cidade de Tunápolis, Santa Catarina
Este eh o brasão da cidade de Tunápolis, Santa Catarina
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / IBGE / Thymonthy Thymberthy Becker / Prefeitura Municipal de Tunápolis, SC


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo