SANTA CATARINA / BRAZIL: TURVO / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.343 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.990 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 19 de março de 2021

TURVO / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.343 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.990 PESSOAS (IBGE 2020)




Turvo possui uma característica de turismo religioso a partir de um milagre ocorrido na cidade e que auxiliou na beatificação de Madre Gertrudes.
Centro Municipal de Cultura Antônio Bez Batti/ Museu Histórico Lourenço Manenti 
O Museu foi fundado juntamente com o Centro Municipal de Cultura com o intuito de manter viva a memória dos colonizadores turvenses, divulgando a cultura local através do acervo adquirido. Seu acervo composto de mais de duas mil peças, além de fotos e documentos que estão distribuídos nos três pavimentos da casa e também o espaço externo agora melhor estruturado. 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO 
Segunda a sexta-feira das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:00. 
Demais horários verificar possibilidade de agendamento. 
Capela de Madre Gertrudes 

Turvo conta com uma capela bem no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz que conta a história da Madre e do milagre ocorrido, o único no Brasil feito por Gertrudes. 
Igreja Matriz Nossa Senhora da Oração 
Em 17 de outubro de 1916, o bispo Diocesano Joaquim Domingues de Oliveira permite a construção de uma capela de madeira, com a condição de que em cinco anos, construa-se uma de alvenaria.
Esta serviria de escola durante a semana para alunos de 1ª a 4ª séries. Em 24 de abril de 1924 é dada a benção solene para a nova capela, segundo ritual romano. A igreja localizava-se onde é o Grêmio Turvense e foi demolida depois de ser usada como teatro. Hoje se lamenta muito esse fato. 
Morro Pelado 
O Morro Pelado proporciona uma visão quase que completa de toda a região do vale de Ararangua um verdadeiro Mirante. 
É um morro com pouca vegetação e com formações rochosas. Além disso, foram descobertas pegadas de dinossauros no local. O morro também é ideal para a prática de rappel e trilhas. 
Três Marias 
Conjunto de pedras grandes, situadas em cima de um morro em meio a mata, demonstrando a imagem de três pedras juntas. Local adequado para trilhas, piqueniques e rappel, no local há uma nascente de água e uma pequena cachoeira. 

Rio Amola Faca 
Água corrente ideal para banho. Comumente as pessoas se reúnem ao final do dia em diversos poços e descidas para o rio tornando-se um espaço para lazer. 
CTG Vale da Amizade 
Com a fundação do C.T.G. em Turvo, cresceu a convivência entre os descendentes de italianos turvense e a tradição gaúcha, assimilando-se de vez os costumes e difundindo-se o uso do cavalo. Sendo então adquirida a nova sede. SEDE DO CTG UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO Para que a pessoa possa ser feliz, deve haver uma sintonia entre o espírito e o meio ambiente. 


Foi através desta filosofia de moral ecológica que o C.T.G. “Vale da Amizade” construiu sua sede, localizada num resto da exuberante Floresta Atlântica, ao pé do Morro da Boa Vista. Tudo foi analisado antes de tomar qualquer medida para não ofender o meio ambiente 


Capela Nossa Senhora Das Dores e Gruta de São Peregrino 
Turvo se fortifica no turismo religioso. A cada ano aumentam o número de fiéis que passam pela cidade em busca da proteção de São Peregrino. que possui uma gruta em sua homenagem na Linha Seminário , junto ao Seminário Menor Servos de Maria e a Capela Nossa Senhora das Dores. 

Todos os anos no dia 04 de maio é realizada a Festa em Honra a São Peregrino, com procissão da imagem da capela até o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, onde é realizada a missa e posteriormente a confraternização no Parque de Exposições Ires Olivo, o público é crescente e conta com aproximadamente dois mil fiéis. 
Hotel Manenti 


Zavas Hotel 



Pórtico de chegada
Vista parcial
Vista aérea
Chegando na cidade
Região central
Festa do Colono
Vista da praça da Matriz
Seminário Menor da Ordem dos Servos de Maria
Dados gerais da cidade de Turvo, Santa Catarina
Código do Município - 4218806 
Gentílico - turvense 
Prefeito (2017) TIAGO ZILLI 
População estimada [2019] 12.899 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 50,33 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 5.289 pessoas 
População ocupada [2017] 41,5 % 
Posição Geográfica da cidade de Turvo no estado de Santa Catarina
História da cidade de Turvo, Santa Catarina
Turvo Santa Catarina - SC 
Histórico: 
A COLONIZAÇÃO do município de Turvo teve início com os italianos Marcos Rovaris e Martinho Ghizzo, que conseguiram do Governo do Estado grandes extensões de terras devolutas, como pagamento de seus serviços na abertura de estradas para o Estado. 

Marcos Rovaris obteve terras entre os rios Jundiá e Amola Faça e Martinho Ghizzo as que ficavam entre os rios Amola Faca e Pinheirinho. 
Em 1912, no baixo rio Turvo, Ângelo Rovaris com sua família fixou residência definitivamente, montando um engenho de farinha e uma serraria, atraindo colonos vizinhos. Um dos primeiros a chegar foi Antônio Bez Batti, vindo de Urussanga que, em 1913, iniciou a derrubada da mata, nos terrenos onde hoje se situa a sede Municipal. 
Em 1930, Turvo foi elevado à categoria de distrito, passando a município em 1948. 
Gentílico: turvense
Esta eh a bandeira da cidade de Turvo, Santa Catarina
Este eh o brasão da cidade de Turvo, Santa Catarina
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Turvo, SC / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo