SANTA CATARINA | BRASIL: 6 LUGARES NO BRASIL QUE TE FARÃO SENTIR NA ITÁLIA

6 LUGARES NO BRASIL QUE TE FARÃO SENTIR NA ITÁLIA







Bairro do Bixiga, São Paulo | São Paulo 
São Paulo é uma cidade que recebeu muitos imigrantes italianos e até hoje ostenta muito da cultura daquele país por suas ruas, mas alguns lugares em específico são verdadeiros centros italianos. Para os fãs de uma deliciosa culinária italiana, por exemplo, o bairro do Bixiga é o melhor lugar para encontrar ótimos restaurantes.

É conhecido por abrigar parte dos primeiros imigrantes da Itália que vieram para o Brasil e mantiveram vivas as tradições e costumes do seu país. Ao passar por lá, você provavelmente vai encontrar casas com arquitetura típica da Itália, assim como inúmeros restaurantes que servem massas espetaculares. 



Vale dos Vinhedos | Rio Grande do Sul 
No sul do país, a 120 quilômetros de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu alguns dos primeiros imigrantes italianos no fim do século 19, está entre as principais produtoras de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas espalhadas ao longo de três cidades: a imperdível Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que formam, juntas, a Rota do Vinho - e o que lembra mais a Itália senão bons vinhos? É capaz até que você esqueça que está no Brasil e se sinta na famosa Toscana. 



Nova Veneza | Santa Catarina 
A cidade de Nova Veneza, que carrega o nome da sua tão famosa irmã italiana, inspirou-se em muitos detalhes na original: nomes de lojas, placas de sinalização em duas línguas ou casas típicas, por exemplo. Localizada a 230 quilômetros de Florianópolis, a charmosa cidade atrai turistas e fãs.


Uma gôndola veneziana enfeita o coração da cidade, para você se sentir na verdadeira Veneza. Colonizada por italianos vindos do norte do páis, a cidade ainda guarda muito da arquitetura trazida por eles em portais e praças, por exemplo, isso sem falar da gastronomia mediterrâena, uma das mais fiéis que você vai encontrar pelo Brasil, e dos costumes ainda presentes. 



Gramado | Rio Grande do Sul 
Localizado na Serra Gaúcha, o simpático município de Gramado pode parecer, à primeira vista, de forte influência alemã — de fato, eles estiveram presentes na colonização da cidade, mas um grande número de italianos também se estabeleceu ali, o que pode facilmente ser notado tanto em sua gastronomia quanto em sua fascinante arquitetura. É conhecida por sediar festivais de cinema, ter muitas e deliciosas fábricas de chocolate e, claro, pela Aldeia do Papai Noel. Talvez não propriamente Roma, mas pelo menos no norte da Itália você vai se sentir. 



Rota do Vinho em São Roque | São Paulo 
As famosas vinícolas da Itália possuem também sua versão paulista — para conhecê-la, é preciso percorrer a Rota do Vinho em São Roque. São mais de trinta estabelecimentos estabelecimentos que possuem jardins, vinícolas e, claro, restaurantes para apreciar uma boa massa e um bom vinho. A região também conta com pousadas para você poder deixar o carro e se deliciar com degustações da bebida — ainda que valha a pena escolher um motorista para vocês poderem passear de carro em meio a lindas paisagens e se sentirem na Toscana. 



Domingos Martins | Espírito Santo 
Domingos Martins é um município muito procurado na serra do Espírito Santo. Localizado a apenas 80 quilômetros da capital, Vitória, foi colonizado por italianos e alemães. A arquitetura alemã se sobressaiu e resiste até hoje. Enquanto a gastronomia italiana foi a que se destacou, e lá você pode comer pratos típicos italianos, entre deliciosas massas e risotos. Vale a pena conhecer, né? Afinal arquitetura alemã com comida italiana você não encontra nem na Europa. 



Bônus: Festas italianas 
Diversas festas tradicionais pelo Brasil resgatam o melhor da cultura italiana e nos levam, mesmo que seja um pouquinho, para o país europeu. A Festa de Nossa Senhora Achiropita, por exemplo, é uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo e é realizada na Bela Vista durante todos os finais de semana de agosto.



A festividade reúne marchas e barracas que oferecem delícias típicas da Itália, como polenta, pizza, fogazza e doces típicos. São Paulo ainda tem festas como São Vito e San Gennaro. Outra que vale a pena é a Festa da Uva, que já se tornou uma tradição na cidade de Caxias do Sul, quando é celebrada a reverência à terra e à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e a Itália. Ao todo são inúmeras barracas que oferecem bebidas e alimentos à base da uva, além de, claro, vinhos e espumantes.

Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker 




Conheça o estado de Alagoas


VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo