SANTA CATARINA / BRAZIL: AGROLÂNDIA / SANTA CATARINA / BRAZIL (0044 / 5.570) POPULAÇÃO: 11.013 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 20 de março de 2021

AGROLÂNDIA / SANTA CATARINA / BRAZIL (0044 / 5.570) POPULAÇÃO: 11.013 PESSOAS (IBGE 2020)




No Vale do Itajaí, com muitas opções para o Turismo de Aventuras com Trilhas, Cachoeiras, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Lazer, Esportes Náuticos, Gastronomia diferenciada e Turismo Cultural.


BLAUES HAUS
A casa construída há mais de 80 anos, batizada como Blaues Haus - Casa azul, fica situada no bairro Três Barras, a propriedade serviu como ponto comercial até a década de 90 e agora é mantida com a sua originalidade, seja na parte externa como interna, mantendo todos os móveis antigos


GASTRONOMIA
Cuca Crescida:
A cuca é de origem alemã. Denominada como Cuca Crescida. A cuca é de farofa. Trazida pelos pioneiros e consumida em todos os lares, sendo que a receita é transmitida de mãe para filha.
Feijoada:
Prato Afro - Brasileiro. A comemoração da colheita é típica dos povos europeus. Em Agrolândia a festa passou a ser adotada como comemoração da emancipação do município e no ato a feijoada é oferecida para a comunidade.
Geleias Caseiras:
As geleias saíram das cozinhas alemãs e foram adaptadas por outras culturas. A geleia é feita de diversos produtos, como ameixas, uvas, morangos, figos, carambolas, tangerinas e etc...
As frutas devem estar sempre frescas, maduras e de preferência sem agrotóxicos.

VIAGENS MAIS CURTIDAS ESTE MÊS


Melado:
É o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados. Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.
O melado é fabricado no Engenho Rio Bonito.
Vinho Artesanal:
Como é feito: Apanha-se a uva, não pode estar molhada, e sim bem seca, passando por um peneira que separa a uva do cacho, onde em seguida vai para uma máquina que tritura a mesma, indo assim para a fermentação onde acrescenta 10% de açúcar e leva um tempo de 48 horas para o processo de fermentação
Cachaça Artesanal:
Dentre todas as bebidas servidas no Brasil, a cachaça artesanal é, com certeza, a que mais faz parte do nosso dia a dia e imaginário nacional. O verdadeiro aperitivo antes da alimentação é verídico, pois a cachaça consome glicose do organismo, o que abre o apetite.
PONTE RÚSTICA COBERTA
A ponte foi construída em 1935, na localidade do bairro Siegel, sobre o Rio Trombudo. As madeiras para construção da ponte foram doadas, foi utilizado para a construção canela e pinheiro, e a mão de obra doada pelo Sr. Leopoldo Will. Já em 1985 a mesma estrutura foi transferida para o Centro, ao lado do casarão, mantendo os traços originais.
CASAS ARQUITETÔNICAS
Um passeio pela cidade revela outras surpresas, como as casas de arquitetura europeia - herança da colonização germânica e italiana. Agrolândia se destaca quando o assunto é construções antigas, é aqui que você poderá se encantar com as belezas arquitetônicas, e ainda mergulhar em ricas histórias culturais.









IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA 
Sua construção teve início em 28 de maio de 1961, data do lançamento da pedra fundamental até a sua inauguração em 02 de novembro de 1962. Os quatros sinos são os mesmo que existiam na antiga igreja.


VALE DAS ARTES
Uma beleza natural muito grande, embora uma área pequena, conta com a exuberância da mata nativa e as cachoeiras, trazendo surpresas que enchem os olhos e tocam o coração.
A primeira trilha, com 200 metros é ladeada por belíssimas esculturas, de diversas formas e temas, que despontam das pedras de arenito, feitas pelo artista Volnei Sandro Becker, que é autodidata, pois nunca estudou arte, esbanja criatividade, talento e força de vontade. É a harmonia entre a natureza, o homem e a arte.
A segunda trilha, de caráter ecológico, tem 260 metros até a cachoeira, cercada pela mata nativa, promove uma verdadeira integração entre o homem e a natureza.






IGREJA PRETA
Havia se a necessidade de construir uma igreja na comunidade, onde se reunirem - se membros, que conseguiram a doação de um terreno do Sr. Weidlich Siegel, e a madeira e o corte pelas serrarias Siegel e Grimm.


Vista aérea da cidade
Capela de São Luiz


Chegando na cidade
Igreja de Santa Catarina
Igreja Matriz
Vistas parciais








Pousada da cidade
Praça dos Pioneiros

Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores
Ruas e Avenidas da cidade




TURISMO RURAL E DE AVENTURAS


Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Agrolândia, SC / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
PÉ DE JABUTICABAS NO CAMINHO DO TRABALHO
Eu estava num local, que não sei onde, indo trabalhar. Eu sei que sempre passava por aquele lugar. Parecia um campo aberto, meio escuro e com algumas árvores. Nisto cheguei debaixo de alguns pés de jabuticabas. Havia algumas jabuticabas bem grandes. Eu fui tentar pegá-las, mas vi que estava todas furadas e já meio podres. Eu fiquei pensando como eu não tinha visto elas ali, se passava todos os dias no mesmo local. Depois, para pegar meu cartão de ponto, eu tinha que subir em algo que parecia um vagão de locomotiva. Eu subi, peguei meu cartão e pulei do outro lado. Depois fiquei pensando porque o cartão ficava em cima deste vagão.

SONHOS INUSITADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo